Atacante Ayesller Donovan Carvalho, de 27 anos, joga em Malta, no sul da Europa
No mês de janeiro, o jogador brasileiro que mais marcou gols jogando fora do país foi o goioerense, Ayesller Donovan Carvalho, de 27 anos. Segundo levantamento do programa Bola Brazilis, o atacante anotou oito gols pelo Munxar Falcons F.C, clube de Malta, um pequeno país que ocupa um arquipélago ao sul da Itália.
Os pais do jogador, Solange e Francisco, ex moradores de Goioerê, ja alguns anos foram morar, em Blumenau, SC. A reportagem do portal O Município conversou com o atleta e com os pais para contar a história de Ayesller, e de como foram parar em Blumenau.
Histórico de Ayesller no futebol
O atacante nasceu em Goioerê, cidade que fica a aproximadamente 75 quilômetros de Campo Mourão, no interior do Paraná. Desde pequeno, Ayesller perseguiu o sonho de ser jogador, e saiu cedo de casa. Dona Solange relembra que o filho já frequentava escolinhas de futebol desde os quatro anos de idade.
Com passagens pelas categorias de base de vários times do estado de São Paulo e do Paraná, o atleta nunca chegou a atuar por um clube de Blumenau. Durante as férias, ele vinha para perto dos pais, e em 2017, chegou a trabalhar em uma fábrica da cidade de Brusque.
O jogador relata que enfrentou dificuldades durante a carreira no país, principalmente por conta da “dinâmica” do futebol. “Tem muita gente oportunista, e no futebol tudo e muito rápido. Caras que aparecem prometendo algo, mas depois somem. Falam que vão te ajudar, não só financeiramente, mas com suporte. Só querem te vender, e se não conseguem dinheiro, somem sem dar satisfação”, relembra.
Segundo o site Transfermarkt, Ayesller atuou no Clube Atlético Assissense (SP) entre 2017 e 2018. Em 2019, transferiu-se para o Presidente Prudente (SP), e em setembro do mesmo ano, aceitou o convite para jogar na Europa. Ainda de acordo com o site, o contrato do atleta com o Munxar Falcons vai até 30 de junho deste ano.
Família sente orgulho do filho.
Os pais de Ayesller, Solange e Francisco, são moradores do bairro Velha, em Blumenau. Eles foram para a cidade em 2017, nove anos após os irmãos do atleta, que tem ainda outras duas irmãs e um irmão.
“Eu me sinto muito emocionada e agradecida a Deus por ter me dado a chance de cuidar de uma pessoa tão especial e batalhadora. Uma pessoa incrível. Me sinto tranquila e com meu dever cumprido”, relata dona Solange.
A mãe confessa que, mesmo conversando com o filho todos os dias, sente saudades do abraço e da companhia de Ayesller. Ela também conta que sonha em ver o jogador atuando no país. “Que ele possa jogar num time de primeira divisão daqui do país onde nasceu”, completa.
Ao final da carreira, o atleta conta que pode voltar ao Brasil, mas evita fazer planos no momento: “está cedo para pensar nisso ainda”, brinca.
Saiba onde o atleta goioerense joga.
Ayesller é atacante do Munxar Falcons F.C, clube do pequeno país de Malta. A nação é um conjunto de arquipélagos com 316 km² localizada ao sul da Itália, no mar Mediterrâneo. A título de comparação, a cidade de Blumenau é maior do que o país, com uma área de 519 km².
O Munxar Falcons é um clube fundado em 1972 e está localizado na ilha de Gozo, em Malta. A equipe disputa a segunda divisão da Liga de Futebol Gozo.
(Com informações do site - omunicipioblumenau.com.b)