O prefeito Betinho Lima, acompanhado do presidente da Câmara, Herley Kleber Paraiba, e vereadores, do presidente da Acig, Alexandre Cândido, do provedor da Santa Casa, Ademir de Lima e da Secretária de Saúde, Gabriela Martins, anunciou as novas medidas de enfrentamento ao covid-19 que passam a vigorar de 10 a 17 de março.
O Decreto traz algumas diferenças do Decreto Estadual, levando em consideração a realidade de Goioerê. A elaboração das novas medidas do Decreto foram amplamente discutidas, inclusive em uma das reuniões, presença da promotora Simone Berci Francolin que ouviu as argumentações do Comite Covid e do prefeito Betinho Lima.
A Câmara de Vereadores também acompanhou as discussões e para alinhar tudo que foi decidido, o prefeito Betinho Lima se reuniu com os vereadores no final da tarde, que entenderam que as decisões do Comitê Covid eram as melhores decisões para Goioerê neste momento.
NOVO DECRETO
As principais medidas do novo Decreto, envolvem a abertura do comércio em geral, das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, com limitação de atendimento de 50% (cinquenta por cento) da sua capacidade.
As academias de ginástica para prática esportivas e individuais e/ou coletivas, bem como estúdios de pilates poderão funcionar das 06h às 22h, de segunda a sexta-feira, com limitação de 30% (trinta por cento) de ocupação;
Restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e sorveterias o funcionamento será das 08h às 22h, de segunda a sexta-feira, com limitação da capacidade de atendimento em 50% (cinquenta por cento).
Fica proibido a comercialização e o consumo de bebidas alcóolicas em espaços de uso público ou coletivo, diariamente, entre 22h e 5h.
Fica proibido aglomerações (reuniões, eventos, comemorações, confraternizações e afins).
Estão liberadas atividades religiosas com 50% da capacidade do local com outras medidas de biossegurança.
Também fica autorizado o funcionamento de escolas de música, línguas, cursos profissionalizantes, com medidas de biosseguranca.
FINAL DE SEMANA FECHA QUASE TUDO
Goioerê seguirá a determinação do Decreto Estadual que fecha praticamente todo comércio neste sábado, 13, e domingo, 14. Somente poderão abrir os Supermercados, farmácias, clínicas médicas, postos de combustíveis, açougues e padarias, atividades religiosas e transporte coletivo, inclusive táxi.
Será proibida a comercialização de bebida alcóolica nos dias 13 e 14 em todos os estabelecimentos citados acima, inclusive supermercados.
TOQUE DE RECOLHER
A partir de quarta-feira, 10 o toque de recolher diariamente ocorrerá entre 22h e 5h, inclusive fim de semana. O delivery também encerrará às 22 horas assim como postos de combustíveis.
CONTINUA PROIBIDO
Continuam suspensos os seguintes serviços e atividades não essenciais, até o dia 17 de março, e outros:
1 – Tabacarias, inclusive a venda de insumos para utilização de narguilé,
2 – Clubes recreativos, associações e áreas de lazer, além de estabelecimentos voltados a realização de festas e confraternizações,
3 – Praticas esportivas coletivas, tais como futebol e outras.
Estas são as principais medidas de enfrentamento ao covid-19 do Decreto que passa a vigorar a partir de quarta-feira, 10 de março.