Os vereadores de Goioerê aprovaram na última sessão plenária uma indicação do presidente do Poder Legislativo, Herley Kleber de Oliveira – Professor Paraíba solicitando da Prefeitura uma ação para orientar os jovens, que completam 16 anos até o dia 2 de outubro, sobre a importância de tirar o título de eleitor.
O autor da indicação informou que um levantamento preliminar nas escolas mostrou que cerca de 60% dos jovens nessa faixa etária ainda não fizeram o título de eleitor. “Estaremos percorrendo algumas escolas para orientar esses estudantes sobre a importância desse documento”, informou.
O presidente da Câmara orienta que além de ter a oportunidade de participar na escolha dos governantes, o título de eleitor é necessário para os jovens aprovados no ENEM realizarem matrículas nas universidades.
“O título é um dos documentos obrigatórios para a matrícula em 2022 e deve estar regularizado até o dia 4 de maio, no entanto é importante não deixar para a última hora a fim de evitar congestionamento dos sistemas”, aconselhou.
COMO TIRAR O TÍTULO
Para acessar o sistema, é importante que o jovem esteja com alguns documentos em mão para dar andamento à solicitação, são eles: fotografia com documento oficial de identificação brasileiro (RG, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte), comprovante de residência, e certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).
Ao acessar o TítuloNet o jovem deve selecionar a Unidade da Federação (UF) na qual reside para o registro do domicílio eleitoral. Nos dados de identificação, busque pela opção “Não tenho” no menu “Título de eleitor”, preencha os campos indicados e siga para a próxima tela. Em “Requerimento – Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas.