As apreensões ocorreram em Goioerê, Maringá e Nova Esperança. Em um dos veículos, além da droga, foram encontrados armas, carregadores e munições.
Na primeira ocorrência, por volta das 01h30min, em Goioerê houve a apreensão de 9,7 kg de cocaína e 51,6 kg de crack, acondicionados nas laterais e em fundo falso de um veículo Hyundai/Vera Cruz. O condutor, um rapaz de 25 anos, foi preso em flagrante. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia.
Na segunda, por volta das 7h, uma equipe PRF visualizou um veículo FIAT/STRADA efetuando manobras abruptas em uma rotatória em Maringá, no km 172 da BR-376, obrigando os outros veículos a desviarem e quase culminando em um acidente de trânsito.
Imediatamente os policiais rodoviários federais fizeram a abordagem e puderam verificar que a caminhonete estava carregada com diversos fardos de maconha sobre o banco traseiro e no compartimento de carga, totalizando 334 kg da droga.
O veículo era conduzido por um adolescente de 17 anos e tinha como passageiro outro adolescente com a mesma idade, ambos, moradores de Guaíra.
Após questionados, disseram que pegaram a carga em Campo Mourão e teriam como destino a cidade de Maringá.
Os menores foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Maringá junto ao veículo e a droga.
Ainda pela manhã, por volta das 08h20min, no km 133 da BR-376, em Nova Esperança, outra equipe PRF abordou um veículo VW/Kombi para fiscalização de trânsito. O condutor, um homem de 32 anos, ao desembarcar já informou que o veículo estava carregado com maconha vinda de Porto Rico e teria com destino a Cambé, região norte do Estado.
Os PRFs verificarem o interior do veículo, constataram haver vários fardos de maconha, totalizando 653 kg.
Em meio a essa carga havia três pistolas, sendo uma de calibre .45, e duas de calibre 9 mm, com 8 carregadores vazios e uma caixa com 50 munições de calibre 9mm.
Após fiscalização aos sistemas e elementos identificadores desse veículo, verificou-se que as placas ostentadas eram falsas e que havia um registro de furto ocorrido em 19 de outubro de 2022, na cidade de Colorado.
O condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Nova Esperança.
Em tese, ele responderá pelos crimes de tráfico de drogas, posse de arma de fogo, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículo.
Fonte: PRF Maringá-PR