A cidade de Goioerê recebe o maior investimento em uma única nova escola dentre as escolas estaduais em execução pelo Governo do Paraná, com R$ 23,2 milhões aportados no Colégio Estadual Vila Progresso (Vila Rural Candeias). As obras estão em ritmo acelerado e a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2024.
As paredes da escola já estão sendo levantadas e já mostram a grandiosidade da obra que abrigará alunos do ensino médio profissionalizante. O Colégio Agrícola de Goioerê fará parte do Programa Cooperativas-Escolas que está sendo implantado pela SEED – Secretaria de Estado da Educação.
O Prefeito Betinho Lima já comemora a conquista para o Município de Goioerê, pois o Colégio Agrícola será uma referência em educação profissionalizante na área do agronegócio e receberá alunos de diversas partes do Estado, pois a escola terá o regime de internato, podendo atender até 800 estudantes.
COOPERATIVA ESCOLA: O que é?
“A cooperativa-escola possibilitará firmar parcerias, que podem gerar estágios, por exemplo, e essa própria figura jurídica terá condição de contratar menores-aprendizes. Então, os alunos podem ser contratados para desenvolver tarefas específicas dentro da escola voltadas à área técnica, possibilitando crescimento profissional e o ingresso no mercado de trabalho no ambiente cooperativista, que é de extrema relevância”, comenta o coordenador dos Colégios Agrícolas da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), Renato Hey Gondin.
O Paraná é referência nesse modelo econômico, sendo berço das maiores cooperativas do País. Com a implementação do modelo, inclusive as cooperativas-escolas podem se aproximar das grandes cooperativas para estimular a troca de conhecimentos. Em Goioerê 4 grandes cooperativas agrícolas atuam no Município, Coamo, Copacol, Integrada e C. Vale, todas estão entre as dez maiores cooperativas agrícolas do Brasil.