Neste sábado, 07, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, realizou uma ação de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental. A Secretaria de Saúde, pacientes do CAPS, Comitê Mulher Sicredi e outras secretarias municipais estarão realizando uma Caminhada Pela Saúde Mental na região central de Goioerê.
O Dia Mundial da Saúde Mental traz, no dia 10 de outubro, uma reflexão e um alerta sobre a atitude de olharmos para a condição da saúde da nossa mente. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental.
Jéssica Cateli Soares Mardegan, Coordenadora do CAPS – I, destaca que, desde que a data foi criada, muitos progressos ocorreram no campo da saúde mental, possibilitando tratamentos mais adequados a cada patologia e eficiência no diagnóstico de transtornos mentais.
Calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina. No entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.
O prefeito Betinho Lima participou e falou o quanto e importante cuidar dessa classe, e que apoia todo e qualquer movimento a favor da causa.