Após a realização de uma audiência pública na última quinta-feira, está em fase final a elaboração do Plano de Arborização em Goioerê, que visa planejar, implantar, manter, monitorar e estabelecer um cronograma de ações para o plantio de novas árvores na cidade.
O Plano, uma vez concluído, será submetido à apreciação dos vereadores da Câmara Municipal e também será avaliado pelo Ministério Público. Durante a audiência pública, foram apresentados dados que revelam que Goioerê conta atualmente com 18.525 árvores de diversas espécies.
Dentre essas árvores, mais de 6 mil pertencem à espécie oiti. No entanto, o índice de arborização da cidade é de apenas 0,65% por habitante, enquanto o ideal, preconizado pela ONU, seria de 3 árvores por morador. Poucas cidades alcançam esse índice desejado.
Segundo os dados apresentados, o bairro com maior número de árvores é a Vila Guaíra, com 2.743 exemplares, seguido pelo Jardim Lindóia, com 2.617, o Jardim Curitiba, com 2.423, e a região central, com 2.290 árvores. Por outro lado, os bairros mais recentes, como Jardins das Américas, Parque Cidade Jardim, Jardim Santa Mônica e Parque Industrial, apresentam menor arborização.
A conclusão do Plano de Arborização permitirá a continuidade do Programa Goioerê Mais Verde, lançado pela Prefeitura, que prevê o plantio de mais de 15 mil árvores em toda a cidade, buscando aumentar a cobertura vegetal e promover uma maior qualidade de vida para os munícipes.
(ManancialNEWS)