Por volta das 21h45min desta quinta-feira, 11, uma equipe da patrulha rural em deslocamento do município de Quarto Centenário sentido Goioerê pela rodovia PR-180 avistou um veículo sedã de cor prata forçando uma ultrapassagem, colocando em risco os demais veículos na via. Levando em consideração que a rodovia é uma rota conhecida para o transporte de ilícitos (tráfico de drogas, contrabando, descaminhos, etc.), a equipe iniciou acompanhamento do veículo.
O carro estava em alta velocidade e aparentava estar carregado devido à suspensão abaixada. Ao perceber a presença ostensiva da viatura, o condutor aumentou ainda mais a velocidade e desligou o sistema de iluminação do veículo, tentando se desvencilhar da abordagem. Ele desobedeceu os sinais sonoros e luminosos emitidos pela viatura policial.
Durante a fuga, o condutor perdeu o controle da direção em uma curva nas proximidades da Água Branca e o veículo capotou diversas vezes, parando em meio a uma plantação de milho colhida. O local estava de difícil acesso devido à chuva, barro e lama.
Ao se aproximarem do veículo acidentado (um VW Polo), os policiais visualizaram vários pacotes de cigarro oriundos do Paraguai espalhados pelo local, além do condutor ferido e preso às ferragens. De imediato, o SAMU e o Corpo de Bombeiros foram acionados para a remoção do indivíduo do interior do carro e para prestar os cuidados médicos necessários. O jovem, de 22 anos, sofreu fraturas na coluna e pernas, além de lesões na face, e foi encaminhado ao pronto atendimento.
O veículo ficou totalmente destruído, com parte da carga de cigarros em seu interior e parte espalhada pelo local. Ao todo, foram contabilizadas entre 8 a 10 caixas de cigarro, totalizando cerca de 500 pacotes com 10 maços cada. A carga e o veículo foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal de Maringá.