
Na Ouvidoria o cidadão pode realizar várias ações, confira na matéria (Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Goioerê)
Visando melhorar cada vez mais o
atendimento público municipal de saúde, está à disposição da população a
Ouvidoria SUS que é um órgão e uma alternativa oficial capaz de defender o
cidadão contra quaisquer violações de direitos nesse setor através do acolhimento
de suas manifestações. O QUE É, PARA QUE
SERVE A OUVIDORIA SUS: A Ouvidoria é um mecanismo institucional de
participação social onde o usuário do SUS registra suas manifestações e assim,
participa do processo de melhoria. A ouvidoria é um instrumento de gestão, que
através da manifestação do cidadão, elabora relatórios e informa o gestor sobre
os dados apurados em um período e assim possibilita o aperfeiçoamento dos
serviços prestados na área de saúde.
Na Ouvidoria o cidadão pode realizar
denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e
elogios, e através da sua participação é possível avaliar a qualidade dos
serviços do sistema SUS prestados à população e melhorá-los. De acordo com o
ouvidor do SUS em Goioerê, Régis Rogério Luiz Chaves, uma demanda/atendimento
do cidadão também pode ser acolhida de modo sigiloso, quando a pessoa não
deseja se identificar, nesse caso as informações são mantidas em absoluto
sigilo, e ainda vai além: "Estamos vivenciando um período em que as pessoas
aborrecidas por algum motivo no atendimento da saúde procuram as redes sociais
para expressar o seu pensamento, porem essa atitude não vai resolver o problema
delas e muito menos permitir uma correção. Para que isso aconteça é preciso
manifestar o caso à ouvidoria, que sempre age como a voz do cidadão contra
quaisquer violações de direito", frisou Régis. COMO FALAR COM A OUVIDORIA: por meio de telefone de linha direta
com o ouvidor Régis: 3909-3022; Pessoalmente na Secretaria de Municipal de
Saúde no bairro Santa Casa ou por email:
ouvidoriadosus@goioere.pr.gov.br, alem do site da Prefeitura - www.goioere.pr.gov.br
