O crescimento da comunidade católica na década de 50, fez surgir a necessidade da criação de uma paróquia, pois ansiava-se por uma presença maior da Igreja no já então município de Goioerê. Desde o término da construção da igreja houve uma mobilização para que a paróquia fosse criada e uma comissão foi conversar com o bispo Dom Manoel Koemer, da prelazia de Foz do Iguaçu, à qual estava vinculada a Paróquia São José de Campo Mourão, da qual a capela Nossa Senhora das Candeias fazia parte.
Houve o envolvimento do prefeito Francisco Scarpari e da companhia colonizadora, que se comprometeram em construir a casa paroquial e em ajudar o padre que fosse designado em seus trabalhos, já que praticamente tudo estava por ser feito. Dessa forma, o bispo Dom Manoel Koemer decidiu pela criação da Paróquia de Goioerê, dedicada a Nossa Senhora das Candeias, em alusão ao fato da data da celebração da primeira missa, ocorrida três anos antes. A paróquia foi instalada no dia 24 de fevereiro de 1957, junto com a posse do primeiro vigário, Padre José Pascoalino Backes, que veio de Foz do Iguaçu, e assim relatou a criação da paróquia:
"Atendendo ao desejo e aspirações de grande parte da população e às necessidades espirituais do povo do município de Goioerê, Sua Excelência Reverendíssima Dom Manoel Koemer resolveu criar esta paróquia, com sede na principiante cidade de Goioerê. O prefeito local e o gerente do Patrimônio Sociedade Goioerê Ltda. prometeram apoio amplo, além da construção da casa paroquial para o futuro vigário e todas as facilidades para o desenvolvimento de seu cargo."
(Fonte: Assessoria Paroquia Nossa Senhora das Candeias).
-