Números assustadores foram registrados no município de Goioerê, onde foram notificados pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e pela Vigilância Epidemiológica 21 tentativas de suicídio nos 8 meses deste ano em Goioerê.
Com esses números o Setembro Amarelo tem importante função no que se refere a atendimento e encaminhamento para tratamento de pessoas com alto nível de depressão.
A chefe do departamento de vigilância sanitária Ana Flávia Costa, destaca que os números são altos e que são necessárias ações de prevenção, especialmente daqueles mais próximos das pessoas com alguma interferência emocional grave, de forma que só conhece a realidade aqueles que convivem diariamente, sendo os que possuem a oportunidade de prevenir atos extremos.
Ela ressalta que toda vez que há uma notificação de tentativa de suicídio, o CAPS é acionado e procura o paciente para iniciar o tratamento psicológico e também com medicamentos.
Durante todo o mês de setembro, será feita campanhas de orientação e prevenção contra o suicídio, para informar e conduzir as pessoas que necessitam de algum tipo de assistência.