Proposta do parlamentar que se tornou Lei estabelece dia 27 de maio como data comemorativa.
O deputado estadual Douglas Fabricio (CIDADANIA) destaca nesta quarta-feira (27 de maio) o "Dia Estadual do Turismo". Sancionada pelo Governo do Paraná em 2015, a Lei foi apresentada pelo parlamentar na Assembleia Legislativa para homenagear o ex-governador Paulo Pimentel, que criou a PARANATUR (empresa Paranaense de Turismo) e o CEPATUR (Conselho Paranaense de Turismo), no dia 27 de maio de 1969, além de reconhecer o turismo como atividade de grande importância para o estado, que gera renda e emprego.
Segundo Douglas, "Paulo Pimentel foi visionário ao entender o potencial econômico do estado no turismo, sendo o Governador do Turismo no Paraná".
Douglas Fabrício, que já foi secretário estadual de Esporte e Turismo, argumenta que o Paraná oferece atrativos turísticos em inúmeras áreas como de aventura, lazer, meio ambiente, cultura e gastronomia. O deputado cita regiões como de Foz do Iguaçu, Curitiba, Tibagi, Antonina e Morretes, Vila Velha, Sapopema, Ribeirão Claro, Ilha do Mel, Prudentópolis e Porto Rico, que contemplam estas áreas.
"Nosso estado é o quarto principal destino do país de turistas estrangeiros. Foz do Iguaçu se posiciona como terceiro principal destino dos estrangeiros no Brasil, e Curitiba é a terceira do ranking nacional em turismo de negócios", afirma Douglas.
Porém, o parlamentar reconhece que a área do Turismo é uma das mais afetadas neste período de pandemia do Coronavírus, podendo chegar a uma retração de 75%.
Por isso, o deputado chama a atenção para a campanha "Não Cancele, Remarque" para ajudar milhões de pessoas que dependem do turismo para viver.
"Nosso turismo precisa do apoio de todos. Ao remarcar e não cancelar a viagem, o turista minimiza os impactos negativos no setor. É uma parceria para garantir que nenhum dos lados seja prejudicado".lá Silvio, beleza