(Foto: GOIOERÊ É ASSIM)
Em razão a campanha “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo à amamentação, a Prefeitura de Goioerê fez uma alerta paras as gestantes ou puérperas que estão com confirmação ou suspeitas da Covid-19, com dicas de como prevenir o bebê durante a amamentação.
Quais são as recomendações de higiene para uma mãe que amamenta com confirmação ou suspeita da Covid-19?
• Lavar as mãos ao menos por 20 segundos com água e sabão e/ou usar álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de tocar o bebê ou antes de retirar leite materno (manual ou bomba extratora)
• Usar uma máscara (cobrindo completamente nariz e boca) durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação.
• Limpar e desinfetar regularmente as superfícies, com água e sabão ou álcool em gel.
É necessário que uma mãe com confirmação/suspeita de Covid-19 lave o peito antes de amamentar diretamente ou antes de retirar o leite?
Se uma mãe com confirmação/suspeita de Covid-19 tossir ou espirrar sobre as mamas ou peito exposto, deverá lavá-lo delicadamente com sabão e água por pelo menos 20 segundos antes da mamada. Normalmente não é necessário lavar o peito antes de cada mamada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a CCovid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus SARS-coV-2. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca e dificuldade para respirar, os quais aparecem gradualmente e geralmente são leves. A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções, como gotículas de saliva ou contato indireto com superfícies contaminadas.