Está previsto para o primeiro semestre deste ano a abertura do edital do concurso público da Polícia Militar do Estado do Paraná. De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, há um protocolo que segue em andamento no Comando da PM, que prevê a abertura de pelo menos quatro mil vagas para policiais militares e bombeiros.
O parlamentar esteve com o governador do Estado, Beto Richa, na última sexta-feira (16), para discutir o assunto. Segundo ele, o executivo sinalizou que pode autorizar o edital até o final de março deste ano, quando Richa deixará o cargo para concorrer a uma vaga no Senado.
Moraes explica que após a aprovação de um candidato, ainda há no mínimo dois anos entre as resoluções burocráticas e administrativas para a contratação até a conclusão do Curso de Formação de Soldados. Isso segundo ele, acarretará em baixas na PM que não serão supridas dentro do prazo, motivando uma redução do efetivo e como consequência aumento da criminalidade.